Criar um projeto
Referência (Área C): Literacia da Informação
Enquadramento: Atividade desenvolvido em articulação com docentes de qualquer disciplina.
Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades
Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e fontes de informação (impressa ou digitais) a utilizar.
Realiza pesquisas avançadas com operadores booleanos e refina-as progressivamente, tendo em conta a autoria, rigor objetividade e qualidade científica das fontes.
Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias.
Trabalha colaborativamente debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.
Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.
Conhece e cumpre as normas associadas aos direitos de autor.
Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar.
Usa autonomamente a biblioteca escolar para trabalhar a informação.
Atitudes e valores
Mostra resiliência na procura de informação.
Respeita os direitos de autor.
Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
Tem em consideração as regras de utilização da biblioteca.
Objetivos:
- Conhecer as etapas necessárias ao planeamento de um projeto.
- Levar os alunos a utilizarem as ferramentas gratuitas e de fácil publicação existentes na WEB, contribuindo para o desenvolvimento e preparação de cidadãos aptos para a sociedade da informação e do conhecimento.
Descrição da atividade:
Desenvolvimento (em 3 momentos)
- Na sala de aula, são propostos aos alunos trabalhos de projeto sobre os mais diversos temas.
- Na biblioteca, as etapas seguintes para a construção dos projetos são orientadas pelo professor e a professora bibliotecária: pesquisa, organização documental, análise, criação de textos, preparação da apresentação gráfica e apresentação oral.
- A utilização das ferramentas gratuitas e de fácil publicação existentes na WEB, contribui para o desenvolvimento e preparação de cidadãos aptos para a sociedade da informação e do conhecimento.
Recursos:
-------
Duração
45 a 50 minutos (2 vezes).
Avaliação
Indicadores de desempenho
Interesse, empenho e cooperação com o par.
Interesse e empenho na elaboração dos produtos.
Qualidade dos documentos produzidos.
Instrumentos de avaliação
Trabalhos realizados
Grelhas de observação
Projetos já criados: