Google Drive

A Google é atualmente, uma das maiores gigantes da tecnologia e oferece aos seus utilizadores diversos serviços gratuitamente. Vamos explicar-te como podes ter na tua posse muitos destes serviços.
Provavelmente já utilizas alguns dos serviços da Google, como o seu motor de busca por exemplo. Uma das vantagens em utilizar Android e ter uma conta nos serviços da Google é a possibilidade de tudo se manter sincronizado e poderes aceder aos teus dados em qualquer lugar.  
 
Primeiro tens de criar uma conta no Gmail, agora o passo seguinte é entrar na tua conta e clicar no canto superior direito nas aplicações e surge a seguinte janela:

O Google Drive disponibiliza inúmeras funcionalidades: desde o simples armazenamento de um ficheiro, à edição de ficheiros de texto ou apresentações. No menu criar tens diversas opções, como a criação de um simples documento, uma apresentação, etc.
Com o tempo, podes até adicionar outras aplicações. Depois de criares um documento, por exemplo, vai ser aberto uma web app de processamento de texto como o Microsoft Word.

As funcionalidades são muito satisfatórias pois conta com todas as necessidades básicas de um processador de texto e ainda tem outras funções como a partilha do documento e haver edição simultânea ou seja, várias pessoas a editar um ficheiro ao mesmo tempo – é ótimo para trabalhos escolares.

 

O Google Drive também conta com um pré-visualizador de ficheiros. Esta funcionalidade estende-se a uma vasta game de tipos de ficheiros – desde a mais simples foto a um pdf.

 Na imagem acima podes ver a pré-visualização de um ficheiro pdf.

A Google lançou muito recentemente uma nova pequena funcionalidade para o Google Drive que nos permite ver a atividade recente clicando apenas num botão que tem um “i” inscrito num círculo.

 

Esta funcionalidade, quando acedida n’O meu disco mostra a atividade recente de todas as pastas mas, se quiseres que apareça só a atividade recente da pasta x, abre-a e clica no botão da atividade recente.

Quando fazes um clique direito sobre um ficheiro/pasta ir-te-á aparecer um menu semelhante ao menu de contexto do Windows.

Aqui podes Abrir o ficheiro, selecionar a aplicação com que o queres abrir, partilhar o ficheiro, adicionar-lhe uma estrela, mudar a cor da pasta, dentro de muitas outras utilidades.
Se tens um dispositivo Android é indispensável teres uma conta Google pois, com ela, podes editar ficheiros no teu tablet/smartphone/PC, guardar as tuas fotografias e teres tudo sincronizado entre os teus vários dispositivos.
Podemos concluir que o Google Drive é uma das galáxias do universo da Google.  Aproveita este magnífico serviçocloud da Google.
 
Informação disponível em http://kids.pplware.sapo.pt/