Criar um projeto

Referência (Área C): Literacia da Informação

Enquadramento: Atividade desenvolvido em articulação com docentes de qualquer disciplina.

Aprendizagens associadas ao trabalho da biblioteca escolar

Conhecimentos/Capacidades

Define uma metodologia de pesquisa, selecionando ferramentas e fontes de informação (impressa ou digitais) a utilizar.

Realiza pesquisas avançadas com operadores booleanos e refina-as progressivamente, tendo em conta a autoria, rigor objetividade e qualidade científica das fontes.

Seleciona a informação, reconhecendo a diferença entre fontes de informação primárias e secundárias.

Trabalha colaborativamente debatendo e justificando os seus pontos de vista, confrontando-os com os dos outros e reformulando posições.

Combina dados de diferentes fontes, organiza, categoriza e estrutura a informação recolhida.

Conhece e cumpre as normas associadas aos direitos de autor.

Conhece diferentes formatos e ferramentas, selecionando aqueles que melhor se adequam aos conteúdos a apresentar.

Usa autonomamente a biblioteca escolar para trabalhar a informação.

Atitudes e valores

Mostra resiliência na procura de informação.
Respeita os direitos de autor.
Demonstra iniciativa e criatividade na resolução de problemas.
Tem em consideração as regras de utilização da biblioteca.

Objetivos:

  • Conhecer as etapas necessárias ao planeamento de um projeto.
  • Levar os alunos a utilizarem as ferramentas gratuitas e de fácil publicação existentes na WEB, contribuindo para o desenvolvimento e preparação de cidadãos aptos para a sociedade da informação e do conhecimento.

Descrição da atividade:

Desenvolvimento (em 3 momentos)

  1. Na sala de aula, são propostos aos alunos trabalhos de projeto sobre os mais diversos temas.
  2. Na biblioteca, as etapas seguintes para a construção dos projetos são orientadas pelo professor e a professora bibliotecária: pesquisa, organização documental, análise, criação de textos, preparação da apresentação gráfica e apresentação oral.
  3. A utilização das ferramentas gratuitas e de fácil publicação existentes na WEB, contribui para o desenvolvimento e preparação de cidadãos aptos para a sociedade da informação e do conhecimento.

Recursos:

-------

Duração

45 a 50 minutos (2 vezes).

 

Avaliação

Indicadores de desempenho

Interesse, empenho e cooperação com o par.

Interesse e empenho na elaboração dos produtos.

Qualidade dos documentos produzidos.

Instrumentos de avaliação

Trabalhos realizados

Grelhas de observação